Educação Infantil


A Educação Infantil é um período de suma importância na construção do cidadão. É pensando nisso que devemos apresentar e solidificar gradativamente a concepção de um educando crítico e reflexivo, com aprendizado de valores, socialização e compartilhamento do saber.

Nossa proposta pedagógica parte do princípio de que o aluno é um cidadão ativo, pensante e em desenvolvimento, capaz de construir seu próprio saber. Para que tenhamos êxito, proporcionaremos um ambiente que potencialize as suas habilidades através de experiências diversificadas, lúdicas e interativas, a fim de que possam fortalecer a autoestima e desenvolver suas capacidades.

Logo, é possível afirmar que através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento de mundo pessoal, familiar e social; visando à construção de sua autonomia, criatividade, protagonismo, cooperação e responsabilidade.

Nossa educação infantil baseia-se nos campos de experiências em que se organiza a BNCC que são:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Assim, as práticas pedagógicas CPC na Educação Infantil imprimem uma intencionalidade educativa que estimulam e orientam às crianças a conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica e na aproximação com a literatura.

FECONINHO


Ver a teoria transformada em prática é estimular na criança, a curiosidade e a vontade de aprender numa perspectiva mais concreta e interativa. A FECON NINHO CPC – Feira de Conhecimento - tem um significado unificador, pois, além das práticas pedagógicas serem exploradas na interdisciplinaridade, trabalha-se também o estímulo, a criatividade e o planejamento, assim como aguça o senso crítico. O evento é também uma oportunidade para a integração entre alunos, familiares e professores, além de ser um momento para transformar o que é aprendido nas salas de aula em trabalhos criativos, com total participação dos pequeninos. As apresentações e exposições destes projetos aumentam as capacidades de comunicação, análise e síntese, relacionamento interpessoal e autonomia.

Projeto Despertar Valores


Este projeto tem como objetivo vivenciar temáticas pertinentes às habilidades próprias da Educação Infantil, como: socialização, motricidade, linguagem, raciocínio lógico, natureza e sociedade e artes.

Todo o projeto foi pensado para ser trabalhado necessariamente de forma lúdica, tendo como ferramenta as artes em geral – dança, música, teatro, jogos, gincanas, brincadeiras, etc.

A proposta visa proporcionar um estímulo maior sobre as questões sociais aos quais estão inseridos, assim como ratificar a identidade cultural do nosso país, apresentando e fazendo com que nossos alunos vivenciem de forma mais concreta a genuinidade da nossa cultura.

Mostra Cultural


Para entendermos o mundo é preciso entender primeiro nossas raízes. Partindo desta premissa, a Mostra Cultural tem como objetivo central apresentarmos aos nossos alunos a riqueza cultural, arquitetônica, histórico e vários outros aspectos que estão contidos no lugar onde vivemos; nossa região nordeste, assim como nosso estado, Pernambuco, e na nossa cidade, Olinda; sob diversos olhares e concepções.

É de suma importância que a criança compreenda seu contexto antes de ampliarmos para um contexto mais universal, pois é nesse entendimento que igualmente consiste a construção da sua identidade e sua atuação como cidadão ativo no lugar a que pertence.

Projeto Gentileza Gera Gentileza


Transformar os valores éticos em ações concretas no cotidiano. Estimular os alunos a praticarem a gentileza cotidianamente, reconhecendo-a como valor necessário a convivência social harmônica, refletindo e contribuindo o conceito de GENTILEZA.

Assegurar as condições para que os estudantes aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo (desenvolvendo a maturidade emocional) em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los com amabilidade, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação Infantil


  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

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